Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10276
Título: Abuso e negligência contra crianças e adolescentes: Aspectos de interesse para o cirurgião-dentista
Autor(es): Martiniano, Suilane Gomes
Palavras-chave: Violência Infantil
Odontologia
Cirurgião-Dentista
Data do documento: 10-Mai-2016
Resumo: A negligência e violência infantil constituem importante problemática abordada na saúde pública. Assim sendo, a sociedade e os profissionais de saúde devem compreender os mecanismos dos maus-tratos e ter consciência de que muitas crianças e adolescentes são submetidos a múltiplas formas simultâneas de violência e negligência. O cirurgião-dentista ocupa posição privilegiada que o permite identificar casos de maus-tratos contra crianças e adolescentes, uma vez que grande parte das lesões infligidas acomete a região da cabeça e face e as repercussões da falta de cuidado para com o menor repercutem fortemente na região intrabucal, como manifestação da negligência odontológica. Torna-se imprescindível, portanto, que o cirurgião-dentista saiba identificar situações de violência envolvendo menores de idade, assim como casos de negligência, estando apto a fornecer os cuidados dentários emergenciais e as abordagens preventivas necessárias para a promoção de saúde, bem como notificar e encaminhar tais ocorrências às autoridades competentes. Frente ao exposto, o presente trabalho visa revisar a literatura acerca dos aspectos orofaciais da violência física, do abuso sexual e da negligência odontológica, bem como reunir informações pertinentes às condutas recomendas para os cirurgiõesdentistas frente a suspeita de maus-tratos.
Descrição: MARTINIANO, Suilane Gomes. Abuso e negligência contra crianças e adolescentes: Aspectos de interesse para o cirurgião-dentista. . 2016. 34f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10276
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Suilane Gomes Martiniano.pdf734.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.