Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10277
Título: Lesões de tecido mole em vítimas de acidentes motociclísticos em um hospital de referência do nordeste Brasileiro
Autor(es): Lima, Lauro Júlio Pires Cantarele
Palavras-chave: Odontologia
Traumatismo Faciais
Saúde Pública
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: Diante do elevado número de acidentes envolvendo motocicletas e consequente aumento no número de vítimas com ferimentos faciais na Paraíba, este trabalho teve como objetivo identificar o padrão de ferimentos faciais em pacientes atendidos no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes em Campina Grande – PB. Foi realizado um estudo de caráter observacional, transversal, descritivo baseado na coleta de informações no ato do atendimento. A amostra foi composta por 98 pacientes com ferimentos faciais atendidos no período entre março a setembro de 2015. Os resultados evidenciaram uma maior prevalência de pacientes do sexo masculino (87,8%), apenas 17 (20,7%) tinham habilitação. Somente 27 (27,6%) faziam uso do capacete e a região frontal foi a mais acometida representando 41 (32,0%) casos. O tipo de ferimento facial mais frequente foi o corto-contuso (51,5%). Portanto, observou-se que pacientes do sexo masculino sem capacete e sem habilitação com ferimentos corto-contusos representam a maioria dos casos analisados. Além disto, os pacientes que estavam utilizando o capacete no momento do acidente tiveram trauma facial menos contundente (menor tamanho e mais superficiais). Esses dados solidificam a necessidade de uma rigorosa aplicação das leis e educação no trânsito do estado da Paraíba, objetivando a conscientização, prevenção, redução do número de vítimas e consequentemente dispêndios com saúde pública.
Descrição: LIMA, Lauro Júlio Pires Cantarele. Lesões de tecido mole em vítimas de acidentes motociclísticos em um hospital de referência do nordeste Brasileiro. 2016. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10277
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Lauro Júlio Pires Cantarele Lima.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.