Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10280
Título: Situações prolongadas de refúgio, vulnerabilidade humana e o papel da cooperação internacional
Autor(es): Gonçalves, Pedro Castanheira do Amaral
Palavras-chave: Situações Prolongadas de Refúgio (SPR)
Cooperação internacional
Regime internacional dos refugiados
Data do documento: 24-Mai-2016
Resumo: O regime internacional dos refugiados foi fundado, tal como o temos hoje, na década de 1950 com o desenvolvimento da Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951. Este regime surge para mitigar o sofrimento humano, e tem como objetivos a proteção do refugiado e o encontro de soluções duradouras para seus problemas, dependendo para tanto, da cooperação entre os atores do regime, esta, fundamentada em princípios de solidariedade internacional. A crescente dificuldade de criar e manter laços cooperativos, unida à instabilidades progressivamente mais complexas que motivam o deslocamento humano, têm contribuído para o impedimento do regime e portanto, para o desenvolvimento e manutenção de situações prolongadas de refúgio (SPR), que diversificam e acentuam as fontes de vulnerabilidade e de angústia normalmente vivenciadas pelo refugiado. Este trabalho investiga a relação existente entre a cooperação internacional e as SPR, utilizando os “Antigos Assentamentos” e o campo de Mtabila na Tanzânia para comprovar os argumentos utilizados. Conclui-se que a falta de solidariedade internacional assume papel fundamental para a incidência e manutenção de SPR, e que o revigoramento da cooperação internacional é suficiente para facilitar a dissolução de SPR, bem como para reduzir a vulnerabilidade e o sofrimento do refugiado.
Descrição: GONÇALVES, P. C. do A. Situações prolongadas de refúgio, vulnerabilidade humana e o papel da cooperação internacional. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10280
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Castanheira do Amaral Gonçalves.pdfPedro Castanheira do Amaral Gonçalves605.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.