Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1029
Título: Abordagens sobre o cultivo do abacaxi (ananás comosus) na comunidade de Gravatá de Piabas – Araçagi - PB
Autor(es): Araújo, Adelmo Jovelino
Palavras-chave: Monocultura
Cultivo de abacaxi
Práticas agrícolas
Data do documento: 10-Jul-2013
Resumo: O cultivo do abacaxi no município de Araçagi – PB é uma das principais fontes de renda para o município. Na comunidade de Gravatá de Piabas, uma das comunidades rurais de Araçagi, a realidade não é diferente, sendo o cultivo do abacaxi o responsável pela maior parte da renda dos camponeses da comunidade. Com isso a proposta desse trabalho monográfico é realizar uma análise sobre o cultivo do abacaxi dentro dessa comunidade, tomando como base a realidade vivenciada pelos camponeses. O cultivo do abacaxi se enquadra hoje dentro da comunidade como um modelo de produção monocultor que substituiu a agricultura familiar de subsistência, mas que mesmo assim a comunidade caracteriza-se como uma comunidade rural de origem camponesa, visto que os mesmos aderem uma relação de identidade com o sítio de origem. Embora a comunidade viva em um sistema de cooperação e de reprodução familiar, atualmente, vive-se um problema característico das pequenas propriedades rurais no Brasil, que é a expansão das monoculturas. Nesse sentido, buscamos diálogo com autores que retratam essa problemática agrária a partir de Martins (1986) e Oliveira (2001). Essa realidade pode ser observada em Gravatá de Piabas, pelo fato de que os camponeses vêem a cultura do abacaxi como o único cultivo rentável que possa lhes garantir um lucro significativo ao fim do período de produção e por isso que cada vez mais a cultura se expande dentro da comunidade se tornando quase unanimidade dentre as culturas cultiváveis em gravatá de Piabas. O que temos presenciado em Gravatá de Piabas é a lógica do capital atuando dentro das práticas agrícolas, no sistema de monocultura, contribuindo para essa agricultura que visa o lucro. Dentro dessa prática agrícola, inserem-se a utilização dos insumos químicos, fertilizantes, herbicidas e fungicidas que podem causar a intoxicação dos trabalhadores que utilizam esses produtos na cultura do abacaxi, àqueles que consomem esses frutos, além da degradação dos recursos naturais da região, a exemplo do solo, das águas subterrâneas e superficiais, etc.
Descrição: ARAÚJO, A. J. Abordagens sobre o cultivo do abacaxi (ananás comosus) na comunidade de Gravatá de Piabas – Araçagi - PB. 2011. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1029
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adelmo Jovelino Araújo.pdfAdelmo Jovelino Araújo3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.