Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10309
Título: Análise das propriedades mecânicas do tijolo ecológico de argila vermelha com adição de pó de granito
Autor(es): Fernandes, Hugo Lavor
Palavras-chave: Tijolos
Análise de Estrutura
Cimento
Data do documento: 17-Mai-2016
Resumo: A tecnologia usada na produção de tijolos cerâmicos utiliza como matéria-prima, argila plástica vermelha, e na sua queima geralmente utilizam como combustível: lenha, serragem, gás natural, energia elétrica, bagaço de cana de açúcar que geram prejuízos ambientais. Com a utilização da tecnologia de tijolos de solo-cimento, cujo material é resultante da mistura homogênea do solo compactado com cimento e água em proporções adequadas, reduz-se estes prejuízos, produzindo assim um produto ecologicamente correto, visto que estes tijolos não vão ao forno. O trabalho tem como objetivo analisar as propriedades mecânicas dos tijolos solo-cimento com adição de pó de granito, avaliando a influência do traço, do tempo de cura e da proporção de pó de granito, afim de verificar a viabilidade teórica de aplicação apresentada pelos corpos de prova. A metodologia adotada consiste no beneficiamento do solo do Campus VIII da UEPB, seguido da caracterização física da areia e do pó de granito, que é constituída pela análise granulométrica, tamanho de partículas; das características de plasticidade e dos processos de mistura e ruptura. A análise de resistência à compressão foi analisada com auxílio de uma matriz de planejamento experimental 23 + 3 repetições no ponto central, avaliando a influência do traço, tempo de cura e percentual de pó de granito. O solo utilizado apresentou um limite de liquidez de 25,48% e um limite de plasticidade de 21,43%, caracterizando-o como um solo silte-argiloso orgânico, conforme Sistema Unificado de Classificação de Solos. A areia e o solo utilizados apresentaram boas distribuições granulométricas. A resistência à compressão dos corpos-de-prova atingiu uma resistência de 3,87 MPa para o traço de 1:10, tempo de cura de 23 dias e percentual de granito de 5%.
Descrição: FERNANDES, Hugo Lavor. Análise das propriedades mecânicas do tijolo ecológico de argila vermelha com adição de pó de granito. 2016. 39p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10309
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Hugo Lavor Fernandes.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.