Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10315
Título: A geopolítica do petróleo: as relações entre os Estados Unidos e o Golfo Pérsico de 1945 ao presente
Autor(es): Lemos, José Késsio Floro
Palavras-chave: Estados Unidos
Política externa
Golfo Pérsico
Petróleo
Geopolítica
Data do documento: 12-Fev-2016
Resumo: É significativa a literatura que associa a instabilidade política do Oriente Médio ao ativo engajamento político e militar dos EUA no Golfo Pérsico. Aos olhos dos estadunidenses, as enormes reservas de petróleo disponíveis na região são consideradas elementos estratégicos para os interesses políticos e econômicos do país. Estimulado por esse cenário, o presente trabalho se propõe a analisar a relação entre o petróleo, a política externa estadunidense e a configuração geopolítica do Golfo Pérsico, de 1945 até o presente, procurando identificar como a influência do petróleo na política externa estadunidense tem afetado na configuração geopolítica do Golfo Pérsico. O caminho utilizado para alcançar esse objetivo, é a investigação da relação dos EUA com os três principais produtores de petróleo do Golfo Pérsico: Arábia Saudita, Irã e Iraque. Ao enfatizar a narrativa histórica, o estudo foca em momentos chave nos quais a política externa estadunidense influenciou na configuração geopolítica do Oriente Médio. Os momentos analisados são: a) Choque do Petróleo (1973), b) A Revolução Iraniana (1979) e as c) Guerras do Golfo (1991, 2003). Por fim, o desenvolvimento de uma nova tecnologia de extração de petróleo a partir de rochas de xisto, o tight oil, tem potencializado a produção interna dos EUA. Segundo estimativas da IEA, até 2030 os EUA poderão se tornar autossuficientes em petróleo. Diante deste fenômeno, este trabalho lança também algumas considerações, ainda que breves, acerca das mudanças que a nova realidade energética poderá trazer à política externa estadunidense e à configuração geopolítica do Golfo Pérsico.
Descrição: LEMOS, J. K. F. A geopolítica do petróleo: as relações entre os Estados Unidos e o Golfo Pérsico de 1945 ao presente. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10315
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Késsio Floro Lemos.pdfJosé Késsio Floro Lemos922.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.