Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10317
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Petronio Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-04T12:50:38Z | - |
dc.date.available | 2016-07-04T12:50:38Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10317 | - |
dc.description | SILVA, P. R. da. O professor pesquisador e a importância da pesquisa para o ensino. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A realização da presente pesquisa tem como principal preocupação, a formação dos futuros docentes para a educação básica, a partir disso, buscou-se elaborar uma análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), apresentados no curso de Licenciatura Plena em Geografia. Assim, este trabalho tem por objetivos, analisar quantas monografias vem sendo elaboradas e apresentadas ao fim de cada semestre no campus III da UEPB, no período de 2011.1 a 2014.1; identificar as áreas de maior interesse a serem pesquisadas pelos concluintes do curso de Licenciatura Plena em Geografia; quantificar quantos TCCs são voltados para a área do ensino da geografia; mencionar que tipo de pesquisa está sendo desenvolvida no âmbito escolar e mostrar qual temática mais influência a escolha dos futuros doentes na hora de escreve seus TCCs, se é, o relatório de estágio supervisionado, a pesquisa de campo, a pesquisa bibliográfica ou as contribuições do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência). Quanto ao método, o mais indicado para a concretização deste estudo, é a pesquisa bibliográfica, que é aquela que consiste no levantamento e avaliação de trabalhos realizados anteriormente, por outros autores. Para a fundamentação teórica, foram utilizados autores como: Azevedo (2012), Bortoni-Ricardo (2008), Demo (2007), Freire (2008), Martins (2002), Nunes (2001), Oliveri (2010), Severino (2007), Tardif (2002), Vesentini (2009) entre outros. Os resultados apontam que, a maioria das monografias apresentadas, neste campus, na área da educação, utilizou-se do relatório de estágio supervisionado, e de pesquisas de campo visando estudar a prática docente com o objetivo de melhorar a mesma. Deste modo, a presente pesquisa possibilitou-me enxergar que, para construir um país melhor, a educação, ainda, é o caminho mais eficaz e que, querendo ou não, isso só será possível quando a situação educacional brasileira for revista. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Juliana Leopoldino Vilar | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Professor pesquisador | pt_BR |
dc.title | O professor pesquisador e a importância da pesquisa para o ensino | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Petronio Ribeiro da Silva.pdf | Petronio Ribeiro da Silva | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.