Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Petronio Ribeiro da-
dc.date.accessioned2016-07-04T12:50:38Z-
dc.date.available2016-07-04T12:50:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10317-
dc.descriptionSILVA, P. R. da. O professor pesquisador e a importância da pesquisa para o ensino. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA realização da presente pesquisa tem como principal preocupação, a formação dos futuros docentes para a educação básica, a partir disso, buscou-se elaborar uma análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), apresentados no curso de Licenciatura Plena em Geografia. Assim, este trabalho tem por objetivos, analisar quantas monografias vem sendo elaboradas e apresentadas ao fim de cada semestre no campus III da UEPB, no período de 2011.1 a 2014.1; identificar as áreas de maior interesse a serem pesquisadas pelos concluintes do curso de Licenciatura Plena em Geografia; quantificar quantos TCCs são voltados para a área do ensino da geografia; mencionar que tipo de pesquisa está sendo desenvolvida no âmbito escolar e mostrar qual temática mais influência a escolha dos futuros doentes na hora de escreve seus TCCs, se é, o relatório de estágio supervisionado, a pesquisa de campo, a pesquisa bibliográfica ou as contribuições do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência). Quanto ao método, o mais indicado para a concretização deste estudo, é a pesquisa bibliográfica, que é aquela que consiste no levantamento e avaliação de trabalhos realizados anteriormente, por outros autores. Para a fundamentação teórica, foram utilizados autores como: Azevedo (2012), Bortoni-Ricardo (2008), Demo (2007), Freire (2008), Martins (2002), Nunes (2001), Oliveri (2010), Severino (2007), Tardif (2002), Vesentini (2009) entre outros. Os resultados apontam que, a maioria das monografias apresentadas, neste campus, na área da educação, utilizou-se do relatório de estágio supervisionado, e de pesquisas de campo visando estudar a prática docente com o objetivo de melhorar a mesma. Deste modo, a presente pesquisa possibilitou-me enxergar que, para construir um país melhor, a educação, ainda, é o caminho mais eficaz e que, querendo ou não, isso só será possível quando a situação educacional brasileira for revista.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Juliana Leopoldino Vilarpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProfessor pesquisadorpt_BR
dc.titleO professor pesquisador e a importância da pesquisa para o ensinopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Petronio Ribeiro da Silva.pdfPetronio Ribeiro da Silva1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.