Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10349
Título: Desenvolvimento de ferramenta computacional para dimensionamento de muros de arrimo
Autor(es): Araújo, Priscilla Stephannie da Costa
Palavras-chave: Muros
Análise de Estrutura
Estabilidade
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: Na construção civil, é comum nos depararmos com problemas relacionados a desníveis de cota no terreno, dentre as principais soluções mais viáveis estão os muros de arrimo. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma planilha do Excel capaz de dimensionar e efetuar verificações de estabilidade de maneira eficiente em muros de arrimo em concreto armado. Buscou-se fazer uma revisão bibliográfica sobre os diferentes tipos de muros de arrimo, bem como uma análise das ações que atuam diretamente nas contenções. Chegando ao dimensionamento, teve-se a necessidade de explanar e propor um pré- dimensionamentos para se dar início as verificações de estabilidade.Com resultados satisfatórios, a planilha pretende auxiliar o dimensionamento de contenções aos alunos de graduação de Engenharia Civil na elaboração de projetos de muros de arrimo em concreto armado no âmbito acadêmico.
Descrição: ARAÚJO, Priscilla Stephannie da Costa. Desenvolvimento de ferramenta computacional para dimensionamento de muros de arrimo. 2016. 44p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10349
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Priscilla Stephannie da Costa Araújo.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.