Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10359
Título: Planejamento tributário como ferramenta lícita para economia de tributos: o caso da indústria de panificação
Autor(es): Morais Júnior, Marcos Antonio Lira de
Palavras-chave: Planejamento tributário
Regime de tributação
Indústria de panificação
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: No mundo competitivo empresarial, planejar é uma importante ferramenta na obtenção de bons resultados e entre os vários planejamentos estratégicos para as empresas com fins lucrativos, está o planejamento tributário que auxilia o contador a optar pela forma de tributação menos onerosa para a entidade. Desta forma, este trabalho acadêmico tem como objetivo constatar a magnitude de um planejamento tributário como mecanismo gerencial de redução de custos de uma indústria de panificação. Para atingir o objetivo do estudo, utilizou-se metodologia descritiva, por meio de pesquisas bibliográficas e documentais. Em relação à abordagem do problema foi realizada um estudo de caso, com coleta de dados que foram analisados quantitativamente. Deste modo, o trabalho foi fundamentado em análises de dados referente ao período de 01/2014 a 12/2014, sendo feita a comparação entre três regimes de tributação aplicados ao Brasil que são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Foi constatado que o Lucro Real é o regime de tributação menos oneroso a indústria de panificação estudada nesta pesquisa, e exposto o Lucro Presumido como o mais oneroso dos três estudados. Destarte, o estudo em questão evidencia o quanto é relevante a figura do contador para uma entidade na tomada de decisão, no que diz respeito a contenção de custos numa empresa com fins lucrativos.
Descrição: MORAIS JÚNIOR, M. A. L. de. Planejamento tributário como ferramenta lícita para economia de tributos: o caso da indústria de panificação. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10359
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Antonio Lira de Morais Junior.pdf505.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.