Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10362
Título: Quitosana: Um antimicrobiano para odontologia?
Autor(es): Henriques, Deryck Antony de Sousa
Palavras-chave: Quitosana
Ação Antimicrobiana
Odontologia
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: A quitosana é um polímero obtido a partir do processo de desacetilação da quitina, esta pode ser encontrada na carapaça de insetos, crustáceos e em células de fungos. A quitosana já foi testada para vários fins e diversas são as suas finalidades e aplicações, devido ao fato de possuir propriedades antimicrobianas e antifúngicas. O presente estudo objetiva elucidar, por meio de uma revisão sistemática, os efeitos antimicrobianos da quitina na cavidade oral. Foi realizada uma síntese de estudos publicados nas bases “PubMed”, “Scopeus” e “Web ofknowledge”, utilizando os seguintes descritores (“Antibacterialactivity” andChitosan), (“Antifungalactivity” andChitosan) e (“Antimicrobialactivity” andChitosan),segundo os critérios de inclusão foram selecionados os artigos para elaboração da pesquisa que apresentavam relações com microrganismos orais. Conclui-se que, mesmo como crescente número de pesquisas acerca das propriedades antimicrobianas da quitosana, se faz necessário mais estudos sobre esse fármaco para que se possa maximizar o uso desse polímero na odontologia.
Descrição: HENRIQUES, Deryck Antony de Sousa. Quitosana: Um antimicrobiano para odontologia? 2016. 21p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10362
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Deryck Antonny de Sousa Henriques.pdf558.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.