Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10370
Título: A espacialidade socioeconômico do espaço urbano no distrito dos mecânicos – Campina Grande – PB: representado pelas oficinas mecânicas
Autor(es): Rangel, João Bosco Freire
Palavras-chave: Espaço Urbano
Paisagem Urbanística
Espacialidade Sócioeconômico
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: A abordagem espaço urbano e lugar cuja compreensão tem se apresentado como um adequado mecanismo de análise para que se possam entender transformações e mudanças que vem ocorrendo no meio urbano brasileiro e, a partir daí se trabalhar estratégias rumo a um desenvolvimento sustentável desses espaços. Este trabalho tem como objeto de estudo analisar a espacialidade e o desenvolvimento socioeconômico do espaço urbano no distrito dos mecânicos em Campina Grande-PB. Nesta pesquisa, as oficinas mecânicas são entendidas como formas de representações de materiais de eventos passados e presentes que integram o lugar construído e praticado, compondo, de modo marcante, a paisagem urbanística do espaço público da cidade de Campina Grande, a investigação consiste no estudo de experiência dos trabalhadores do próprio distrito dos mecânicos e suas atividades recentes, reunindo como ferramentas metodológicas à pesquisa bibliográfica e documental, a observação ativa do objeto de estudo, as entrevistas-chave e a análise qualitativa dentro de uma abordagem interdisciplinar. Apesar de todos os avanços decorrentes do surgimento esse novo meio distrital, alguns obstáculos ainda persistem em retardar as mudanças em curso, relacionadas entre as instituições locais e a pouca integração das políticas públicas dos lugares. A investigação, de caráter exploratório realizou a coleta de materiais, através do contato com antigos e atuais trabalhadores mecânicos, com os quais foram realizadas entrevistas. Esta coleta subsidiou a análise que esclareceu o processo de evolução do “Distrito dos Mecânicos” palco das oficinas mecânicas, o que esclareceu as respostas às questões da pesquisa, através dos objetivos estabelecidos: Explicar o fenômeno das mudanças em relação ás oficinas mecânicas no distrito, em Campina Grande, evidenciar o valor sócio cultural dos profissionais dessa prática; analisar o perfil socioeconômico e cultural dos frequentadores associados á prática dos trabalhadores das oficinas mecânicas e, investigar materiais empíricos e históricos relacionados ás oficinas.
Descrição: RANGEL, J. B. F. A espacialidade socioeconômico do espaço urbano no distrito dos mecânicos – Campina Grande – PB: representado pelas oficinas mecânicas. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10370
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Bosco Freire Rangel.pdf584.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.