Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10391
Título: Um estudo sobre o perfil dos professores de física na cidade de Monteiro
Autor(es): José Luiz Cavalcante
Oliveira, Aderlânia Nayara
Palavras-chave: Física
Ensino da física
Formação de professores de Matemática
Data do documento: 27-Jun-2016
Resumo: No presente trabalho o objetivo geral foi investigar o perfil dos professores que lecionam física nas escolas básicas no município de Monteir o – PB. A motivação para este estudo surgiu a partir de reflexões sobre a formação de professor na disciplina de Física no curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB, nessas reflexões problematizamos o fato de que muitos dos futuros professores são convidados a lecionar Física pela escassez de profissionais da área. A partir da investigação de campo conforme aponta Gil (1993) fizemos um levantamento através de questionário com duas amostras: Professores que já lecionam física no ensino médio nas esco las publicas e privadas da cidade de Monteiro – PB e com os futuros professores de Matemática, estes últimos na compreensão de que podem vir a lecionar Física nas escolas locais. Para analisar os dados utilizamos referencias teóricos que versam sobre Formação de Docentes e conhecimentos necessários para ensinar conforme sugere Perrenoud (2002), Lorenzato (2006) e outros autores. A coleta foi realizada com 22 sujeitos no ano de 2014. Os dados apontam para o fato de muitos dos professores já em atividade não são lecionados em física e, por outro lado, os futuros professores de Matemática não se sentem preparados para lecionar física na Educação Básica.
Descrição: OLIVEIRA, A. N. Um estudo sobre o perfil dos professores de física na cidade de Monteiro. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10391
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aderlânia Nayara Oliveira.pdfPDF - Aderlânia Nayara Oliveira52.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.