Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10401
Título: Formação continuada de professores e uso de tecnologia: a utilização do blog como recurso metodológico
Autor(es): Marília Lidiane C Costa Alcântara
Silva, Cícero Félix da
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Formação de professores de Matemática
Blog
Data do documento: 7-Jun-2016
Resumo: Nossa pesquisa tem como principal objetivo investigar o papel que as TICs podem oferecer na formação continuada de professores de Matemática, particularmente a utilização do blog como recurso metodológico no ensino da Matemática. Diante disso, nossa discussão teórica está embasada nos trabalhos de Ferreira (2003), Borba e Penteado (2007) e Peres (2006). A referida pesquisa é de cunho qualitativo, onde foi realizado um estudo de caso com professores da Educação Básica do município de Monteiro, Paraíba. A metodologia consiste na aplicação de entrevista e questionário para os professores e na elaboração e execução de oficinas e a criação de um blog para desenvolver atividades didático-pedagógicas a fim de que o professor possa programar um ambiente virtual de aprendizagem nas aulas de matemática. Para tanto, nos inserimos como pesquisadores entre os professores de matemática investigados para observarmos como eles vêem o uso das tecnologias no ensino da matemática. Os resultados apontam que apesar dos professores investigados considerarem a importância dos recursos tecnológicos em sala de aula, sua utilização ainda é reduzida. Entretanto, no decorrer das oficinas realizadas, percebemos que os professores pesquisados demonstraram interesse em trabalhar com o blog e reconheceram o seu potencial para o ensino da Matemática a partir dessa ferramenta. Com a experiência, também foi possível destacar alguns obstáculos de cunho estrutural e técnico, além de alguma resistência por parte dos alunos.
Descrição: SILVA, C. F. Formação continuada de professores e uso de tecnologia: a utilização do blog como recurso metodológico. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10401
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Félix da Silva.pdfPDF - Cícero Félix da Silva108.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.