Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10402
Título: A implantação do espanhol na grade curricular das escolas brasileiras: um estudo do caso de uma escola paraibana do Cariri Ocidental
Autor(es): Farias, Josefa Wanderleia Costa
Palavras-chave: Língua espanhola e Apreciação do professor, aluno
Ensino da língua espanhola
Data do documento: 7-Jun-2016
Resumo: Este trabalho se concretizou pela necessidade de constatar a visão do professor e de alunos do Ensino Médio acerca da implantação do Espanhol em uma escolado Cariri Paraibano, tendo em vista que essas práticas de ensino são requisitos básicos para a formação de alunos conscientes e críticos em meio ao exercício da cidadania. A pesquisa foi de caráter qualitativo, bibliográficoe com a presença de um es tudo de caso, com a utilização de questionários para o professor e alunos, buscando conhecer um pouco mais de como está sendo a desenvoltura dos alunos diante desse idioma e analisando a prática de ensino nas salas de aula, focando uma turma do Ensino Médi o. Para isso, foram utilizados como embasamento teórico para as contribuições dos estudos os autoresJulia Jurani (2011), Junger (2005), Marcuschi (2008),dentre outros. Após a interpretação dos questionários, percebeu-se que os alunos gostam desse idioma, mas, que a maioria não tem curiosidade de aprender mais e se especializar na área;também se constatou que a professora busca métodos alternativos para instigar os alunos na busca do novo,utilizando-se de trabalhoscriativos para que seja possível conhecer mais sobre o idioma e também a cultura dos países que o falam. Acrescentando ainda que a professora cita o incentivo que é dado pela direção escolar para que as aulas aconteçam da melhor maneira possívele quanto ao s alunos,é notório que gostam de aulas inovadoras, mas no que diz respeito às aulas mais tradicionais que só envolvem a gramáticaperdem, um pouco o interesse, tornando-se assimentediantes.
Descrição: FARIAS, J. W. C. A implantação do espanhol na grade curricular das escolas brasileiras: um estudo do caso de uma escola paraibana do Cariri Ocidental. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10402
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Wanderleia Costa Farias.pdfPDF - Josefa Wanderleia Costa Farias63.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.