Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1041
Título: Organização do espaço urbano em uma perspectiva socioeconômica: o caso do bairro da Agrovila Sapé - PB
Autor(es): Luna, Tânia Dantas de
Palavras-chave: Urbanização
Impactos sociais
Políticas públicas
Data do documento: 12-Jul-2013
Resumo: O grande impulso da urbanização ocorreu a partir do desenvolvimento industrial na Inglaterra no final do século XVIII, se estendendo para outros países do velho continente no início do século seguinte. No Brasil, esse fenômeno espacial se concretizou a partir da segunda metade do século XX, durante a fase do amadurecimento industrial promovido pelo Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek (1955-1960): em um país onde parte de sua população era predominantemente rural, houve uma grande explosão dos espaços urbanos. Assim, muitos migraram para as cidades em busca de novas oportunidades de trabalho e novas perspectivas de melhorar de vida. Este trabalho tem como principal objetivo, compreender a organização do espaço urbano em uma perspectiva socioeconômica, no bairro da Agrovila, Sapé – PB. Para isso foram feitos estudos e pesquisas sobre os principais aspectos da urbanização, desde suas origens até os dias atuais, identificando assim os processos acelerados em torno das organizações espaciais em áreas da cidade. Para a compreensão desse fenômeno, uma série de autores foram consultados durante a pesquisa bibliográfica: CLARK, 1985, Engels 1985; Capuano, 2000; ANDRADE, 2004; FERRARI, 2004; Carlos, 2007; Spósito, 2011 entre outros. Eles foram imprescindíveis para o entendimento do surgimento das primeiras cidades, tanto européias como brasileiras, sua dinâmica, suas contradições internas e seus impactos na paisagem (aparecimento das áreas formais e informais). A partir daí procurou-se analisar o bairro da Agrovila, desde as suas origens até o processo atual de organização espacial no interior da cidade de Sapé, dando ênfase ao perfil socioeconômico dos seus moradores, aos principais problemas enfrentados por eles e o que poder público tem feito para minimizar essa situação.
Descrição: LUNA, T. D. de. Organização do espaço urbano em uma perspectiva socioeconômica: o caso do bairro da Agrovila Sapé - PB. 2011. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1041
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tânia Dantas de Luna parte 1.pdfTânia Dantas de Luna parte 14.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Tânia Dantas de Luna parte 2.pdfTânia Dantas de Luna parte 26.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.