Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10458
Título: Literatura infantil e formação de leitores: caminhos que se cruzam
Autor(es): Montenegro, Elizandra Silva
Palavras-chave: Literatura Infantil
Leitura
Formação de Leitor
Biblioteca Escolar
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: Durante a infância, as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que poderão estar presentes no decorrer da sua vida.Por isso, consideramos de fundamental importância que estimulemos as crianças a adquirirem o gosto pela leitura. A Literatura Infantil, neste sentido, proporciona uma reorganização das percepções de mundo e desenvolvimento do senso crítico da criança. O presente estudo tem o objetivo de investigar a realidade de crianças de uma escola pública municipal quanto ao seu envolvimento com a Literatura Infantil. Realizamos, necessariamente, uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo, com abordagem qualitativa, realizado em uma escola pública do município de Campina Grande-PB, por meio de uma entrevista semiestruturada com dez alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental do turno manhã. A análise dos dados configurou uma baixa frequência anual de leitura por parte dos alunos, pouco interesse dos pais na aquisição de livros para seus filhos e uso restrito da biblioteca como espaço de leitura. Por outro lado, observou-se, por meio dessa análise, que a maior parte dos alunos lembra os livros lidos e referem que gostam mais de ler do que ouvir histórias, o que ressalta as suas capacidades de interpretar a leitura. Desse modo, é necessário tomar medidas para estimular o hábito de leitura dos alunos, como repensar a biblioteca escolar, tornando-a dinâmica, com participação ativa dos alunos, e promover uma atuação conjunta da tríade escola/aluno/família, de fundamental importância para o processo pedagógico e formação do leitor.
Descrição: Montenegro, E. S. Literatura infantil e formação de leitores: caminhos que se cruzam. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10458
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizandra Silva Montenegro.pdf921.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.