Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1048
Título: Percepção dos professores e alunos sobre a educação ambiental na Escola Estadual Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, município de Belém - PB
Autor(es): Morais, Everton Cardoso
Palavras-chave: Educação ambiental
Meio ambiente
Docente e discente
Data do documento: 15-Jul-2013
Resumo: A relação entre sociedade e o meio ambiente tem gerado na maioria das vezes problemas que estão relacionados diretamente a nossa forma de viver. A Educação Ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incentivar no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. O objetivo desta presente pesquisa consistiu em conhecer o nível de percepção sobre a Educação Ambiental pelo corpo discente e docente, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Engª Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho localizada em Belém - PB. Como opção metodológica, foi utilizado ficha de campo, material de entrevista semi-estruturados e instrumental técnico, para obter dados relevantes quanto ao processo educacional desenvolvido na escola. Ao relacionar o processo de Educação Ambiental à sala de aula, constatou-se que esse processo está relacionado às ações da sociedade, que na maioria das vezes, não prepara o cidadão para um convívio harmonioso com o meio ambiente, passando a degradá-lo sem ter noção do mal que está causando. Apesar da difusão crescente da Educação Ambiental pelo processo educacional, essa ação educativa geralmente se apresenta fragilizada em suas práticas pedagógicas, na medida em que tais práticas não se inserem em processos que gerem transformações significativas da realidade vivenciada. Professores e alunos da escola trabalhada devem buscar uma reflexão crítica que busque transformar o cotidiano escolar, o mundo, a sociedade e seus indivíduos, para que possam, de fato, em sua atuação, contribuir na construção de uma nova sociedade ambientalmente sustentável.
Descrição: MORAIS, E. C. Percepção dos professores e alunos sobre a educação ambiental na Escola Estadual Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, município de Belém - PB. 2011. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1048
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Everton Cardoso Morais parte 1.pdfEverton Cardoso Morais parte 15.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Everton Cardoso Morais parte 2.pdfEverton Cardoso Morais parte 25.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.