Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10480
Título: A utilidade da informação contábil no auxílio para tomada de decisões: um estudo empírico da percepção dos gestores quanto aos serviços prestados pelos profissionais contábeis às micro e pequenas empresas da Cidade de Sertânia- PE
Autor(es): Cordeiro, Silvana Eliane Gomes
Palavras-chave: Contabilidade no processo decisório
Informações contábeis
Micro e Pequenas empresas
Data do documento: 5-Out-2013
Resumo: As micro e pequenas empresas são um dos principais pilares da economia brasileira, seja pela sua enorme capacidade geradora de empregos, ou pelo seu número de estabelecimentos presentes em todo território nacional. Elas representam 99% dos negócios do país, são mais de 6 milhões de micro e pequenas empresas existentes, gerando quase 15 milhões de empregos formais, estas, respondem por 20% do produto interno bruto brasileiro, de acordo com a última pesquisa realizada em 2011 pelo SEBRAE. Diante disso, é possível admiti r que esse importante segmento empresarial necessita de uma gestão bem planejada e eficiente, com isso, é indispensável o uso da informação contábil no processo de tomada de decisões, pois são essas informações que serão a base para alcançar o sucesso do negócio. Nesse aspecto, esse estudo surgiu com o objetivo principal de identificar a percepção dos gestores das micro e pequenas empresas da cidade de Sertânia – PE quanto aos serviços prestados pelos profissionais contábeis no auxílio para a tomada de decisões. Para isso, a metodologia utilizada, quanto aos meios para se alcançar os objetivos propostos, a pesquisa se desenvolveu através de dois tipos de levantamento: a pesquisa bibliográfica e documental, e a pesquisa de campo. Quanto aos objetivos, a pesquisa se caracterizou como exploratória, explicativa e descritiva, cujo método de abordagem foi tanto o qualitativo como o quantitativo. Já o instrumento empregado na coleta de dados da pesquisa foi o questionário. Foi possível constatar, após a realização da pesquisa, que não há percepção por parte dos gestores das micro e pequenas empresas da cidade de Sertânia-PE, em relação a utilidade das informações contábeis oferecidas pelos profissionais contábeis, quanto ao auxílio na tomada de decisões, ou seja, os gestores são indiferentes quanto à utilidade da informação contábil no processo decisório.
Descrição: CORDEIRO, S. E. G. A utilidade da informação contábil no auxílio para tomada de decisões: um estudo empírico da percepção dos gestores quanto aos serviços prestados pelos profissionais contábeis às micro e pequenas empresas da Cidade de Sertânia - PE. 2013. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10480
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvana Eliane Gomes Cordeiro.pdfPDF - Silvana Eliane Gomes Cordeiro77.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.