Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10484
Título: Teoria das restrições como instrumento de maximização dos resultados: um estudo de caso em uma fábrica de pré-moldados na cidade de Monteiro - PB
Autor(es): Lima, Myleina Amicaela de
Palavras-chave: Competitividade empresarial
Micro e Pequenas empresas
Teoria das restrições
Data do documento: 8-Mai-2013
Resumo: A Teoria das Restrições é uma metodologia de raciocínio lógico voltada para uma produção otimizada. Uma teoria que pensa na empresa como um todo, direcionando seu processo de raciocínio para a maximização dos resultados (lucro) da empresa. A presente pesquisa teve como objetivo propor a utilização da Teoria das Restrições como método de auxílio na maximização dos resultados de uma fábrica de pré-moldados localizada na cidade de Monteiro-PB. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de se investigar na literatura as discussões em torno da utilidade e benefícios proporcionados por esta ferramenta. Realizou-se ainda, um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário, com perguntas abertas dirigida ao proprietário da fábrica de pré-moldados para contribuir na melhor aplicação da teoria na empresa. A implantação da Teoria das Restrições na empresa foi entendida como positiva pela administração. Isso se deu, sobretudo pelo atendimento com êxito ao pedido de 200 estacas do cliente, que a princípio parecia impossível na percepção do administrador, e após aplicar essa ferramenta, foi capaz de mudar todo o cenário da empresa em estudo. Esta Teoria apresenta um alto poder gerencial, identificando a restrição, explorando-a com a finalidade de aumentar o resultado da empresa, ocasionando assim um aumento na produção. Contudo, pode-se produzir mais sem comprometer a qualidade do produto. De um modo geral, a Teoria das Restrições preconiza a melhor alocação dos recursos do sistema produtivo. Com isso a empresa almeja expandir o uso desta teoria para os demais departamentos, na constante busca por uma otimização contínua.
Descrição: LIMA, M. A. Teoria das restrições como instrumento de maximização dos resultados: um estudo de caso em uma fábrica de pré-moldados na cidade de Monteiro - PB. 2013. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10484
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Myleina Amicaela de Lima.pdfPDF - Myleina Amicaela de Lima73.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.