Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10486
Título: Contabilidade ambiental: um estudo exploratório sobre os conhecimentos dos futuros contadores de uma instituição pública de ensino superior do Estado da Paraíba
Autor(es): Pereira, Vanessa Gregório
Palavras-chave: Contabilidade ambiental
Contabilidade ambiental gerencial
Contabilidade ambiental financeira
Data do documento: 24-Nov-2015
Resumo: A contabilidade, por ser um instrumento importante na tomada de decisões, torna-se destaque por acrescentar à variável “contabilidade ambiental” em suas atividades, adotando a gestão ambiental de qualidade e transparência, com o propósito de solucionar os impactos ambientais causados ao meio ambiente. Dessa maneira, a presente pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos graduandos do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior do Estado da Paraíba com relação à Contabilidade Ambiental. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada quanto aos procedimentos foi à pesquisa bibliográfica alinhada a um levantamento acerca de um formulário aplicado. Quanto aos objetivos, esta foi caracterizada como descritiva. Quanto à abordagem do problema foi classificada como quantitativo, quanto ao método foi utilizado o indutivo. Desse modo, o universo da pesquisa foi constituído pelos graduandos matriculados no Curso de Ciências Contábeis do 7°, 8º e 9º períodos da (IES), correspondendo a 155 graduandos, perfazendo uma amostra de 96 graduandos do referido período. Os resultados evidenciaram que na avaliação da percepção dos graduandos quanto a Contabilidade Ambiental, destacaram-se algumas variáveis fundamentais, a seguir: no entendimento do conceito da Contabilidade Ambiental, detectou-se que 48% dos respondentes corresponderam ao correto entendimento; 68% relataram uma percepção positiva quanto ao termo desenvolvimento sustentável; 70% apresentaram o correto entendimento do objetivo principal do Protocolo de Kyoto; e 65% acertaram acerca da definição dos ativos ambientais, segundo a literatura. Diante dos percentuais apresentados acima, este estudo contribui para uma análise positiva da percepção dos graduandos do curso de Ciências Contábeis de uma (IES) da Paraíba, vista no sentido de que estes devem aprimorar seus conhecimentos acerca da importância que esta disciplina tem para o curso.
Descrição: PEREIRA, V. G. Contabilidade ambiental: um estudo exploratório sobre os conhecimentos dos futuros contadores de uma instituição pública de ensino superior do Estado da Paraíba. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10486
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Gregório Pereira.pdfPDF - Vanessa Gregório Pereira100.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.