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dc.contributor.authorLira, Ingrind Isabelle Queiroz de-
dc.date.accessioned2016-07-13T13:32:34Z-
dc.date.available2016-07-13T13:32:34Z-
dc.date.issued2014-11-16-
dc.identifier.other372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10503-
dc.descriptionLIRA, I. I. Q. de. Processo avaliativo: caminhos e desafios no ensino de geografia em Campina Grande-PB. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo discutir a importância da atividade avaliativa no ensino de Geografia no terceiro ano do ensino médio, nas escolas Dom Luiz Gonzaga Fernandes, Nenzinha Cunha Lima e Solom de Lucena em Campina Grande. conhecendo a sua importância na construção humana dos sujeitos que vivenciam o processo educativo. Avaliar é uma ação de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem, justamente por fazer parte das práticas educativas escolares cotidianas. Com a Geografia isso não é diferente a avaliação é uma das etapas intrínsecas do fazer docente. Dessa forma, esta pesquisa apresenta-se com uma tipologia exploratória, seguindo uma abordagem qualitativa e quantitativa, conduzida pela corrente fenomenológica, pois as investigações partem da percepção e da interatividade dos sujeitos envolvidos no processo de avaliação. Esta pesquisa destaca que a Geografia é umaciência e disciplina escolar pertinente não apenas para o currículo escolar, mas para um raciocínio espacial, por isso não pode ser avaliada de qualquer forma, é preciso entender as singularidades não apenas dos conteúdos geográficos, mas dos alunos, bem como seus anseios, suas curiosidades e seus questionamentos. Assim, a avaliação é um momento no qual o docente poderá verificar de maneira objetiva e subjetiva, escrita ou oral, individual ou em grupo, ou seja, de diversas formas e tempos se o aluno está alcançando uma aprendizagem ou não junto aos conhecimentos da Geografia. Para tanto, avaliar não deve ser apenas um processo com hora e data marcada, o docente deve perceber que o aluno pode demonstrar seu conhecimento de diversas maneiras, principalmente quando apresenta um novo pensamento e ação que os levem a serem questionadores e construírem suas próprias ideias e conceitos. Por isso é importante discutir qual a avaliação que os profissionais de Geografia estão praticando nas escolas públicas de Campina Grande, sobretudo no 3º ano do Ensino Médio, tendo em vista que esta é fase que o aluno concluirá a Educação Básica e por isso é preciso conhecer qual a avaliação e consequentemente qual a aprendizagem eles estão levando da Geografia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Juliana Nóbrega de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleProcesso avaliativo: caminhos e desafios no ensino de geografia em Campina Grande-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

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