Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1053
Título: Análise do processo estratégico em organizações não governamentais: um estudo no Centro de Educação Popular e Formação Social CEPFS
Autor(es): Carneiro, Arthur Batista
Palavras-chave: Processo estratégico
Organizações Não Governamentais
Liderança
Terceiro setor
Data do documento: 15-Jul-2013
Resumo: A intenção deste estudo foi analisar o processo estratégico nas Organizações Não Governamentais (ONGs), mais precisamente no Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, organização que tem trabalho reconhecido nacional e internacionalmente na área do desenvolvimento humano/social e ambiental de conscientização popular. Cabe ressaltar que existem vários estudos sobre o processo estratégico em organizações, entretanto estes contemplam em sua maioria as organizações empresariais, deixando de lado as organizações do Terceiro Setor. A fim de atender ao propósito deste estudo procurou-se, inicialmente, analisar como ocorre a análise ambiental, seguido do estabelecimento das diretrizes organizacionais, a formulação das estratégias, sua implementação e controle, além de considerar a importância da liderança neste processo. Para tal, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso único. Foram utilizados na coleta de dados, entrevista com o coordenador executivo, aplicação de questionário com os colaboradores da entidade e a observação sistemática dos ambientes. O trabalho de análise de dados demonstrou que as decisões estratégicas tomadas pela alta administração da ONG ao longo de sua existência, moldaram a organização e definiram o modo como esta atua. Mostrou ainda que seu processo estratégico é bastante influenciado pelas decisões do líder, principalmente na etapa de formulação das estratégias. Após a análise dos dados encontrados, foram apontados pontos fortes e fracos no processo estratégico desta, assim como na relação líder versus liderados. A partir deste estudo, é possível concluir que o CEPFS apresenta algumas limitações que sinalizam a necessidade de mudança quanto às relações de liderança, assim como no processo de comunicação, mudanças que resultariam em melhores resultados organizacionais.
Descrição: CARNEIRO, A. B. Análise do processo estratégico em organizações não governamentais: um estudo no Centro de Educação Popular e Formação Social CEPFS. 2012. 101f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração)-Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1053
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur Batista Carneiro.pdfArthur Batista Carneiro720.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.