Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10560
Título: Educação infantil: a profissionalização da docência no município de Remígio-PB
Autor(es): Ferreira, Maria de Fátima Souza
Palavras-chave: Educação infantil
Profissionalização da docência
Professor e Formação continuada
Data do documento: 1-Ago-2015
Resumo: Sabe-se que a Educação Infantil,a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9394/96, passa a receber uma atenção especial das autoridades educacionais do país. Então, a formação docente e sua posterior profissionalização são compreendidas como uma necessidade nesse processo, haja vista serem os professores os agentes fundamentais para a construção de um padrão de ensino com mais qualidade.Este estudo fundamentado em Hermida (2009), Kramer (2002)na área da Educação Infantil e, em Nóvoa (1995), Veiga (2005) na profissionalização da docência, tem como objeto de estudo a caracterização da docência de professores neste nível de ensino pertencentes à rede de ensino municipal de Remígio, estado da Paraíba.Dessa maneira, esta monografia se justifica no sentido de se verificar as necessidades desses professores, compreendendo a formação continuada como sendoum dosrequisitos de continuidade na formação profissional docente, fazendo com que os envolvidos possam dar sequência à sua profissionalização.Na intenção de atingir os objetivos propostos, a pesquisa, do tipo qualitativa-descritiva, foi realizada de forma empírica com 30 professoras. Ao final deste estudo, o que se percebe de mais evidente na fala das professoras pesquisadas, diz respeito a uma necessidade de formação continuada sequenciando a profissionalização da docência e, por que não dizer, se atualizando para os desafios que estão por vir.
Descrição: FERREIRA, M.F. S. Educação infantil: a profissionalização da docência no município de Remígio-PB. 2015. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10560
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA DE FÁTIMA SOUZA FERREIRA.pdf626.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.