Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10566
Título: Análise comparativa entre o currículo do curso de Ciências Contábeis de um (IES) estadual e o currículo mundial
Autor(es): Sousa, Filipe José da Silva
Palavras-chave: Curso de Ciências Contábeis
Currículo mundial (ONU/UNCTAD/IS)
Data do documento: 6-Nov-2015
Resumo: A harmonização das Normas Internacionais de Contabilidade ampliou o debate acerca da universalização dos currículos dos cursos de Ciências Contábeis, já que por meio dela as práticas contábeis passarão a ter uma linguagem universal. A partir disto, foi elaborado, pela ONU/UNCTAD/ISAR, um currículo modelo para o curso superior em ciências contábeis. Assim, o presente trabalho visou analisar comparativamente a similaridade entre os componentes curriculares ofertados no currículo do curso de Ciências Contábeis, de uma Instituição Estadual de Ensino Superior, do estado da Paraíba, em relação ao Currículo Mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. Quanto à metodologia aplicada à pesquisa é descritiva, bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Adotou-se o método dedutivo, tendo como coleta de dados o projeto pedagógico do curso. Os resultados apontam que o nível de similaridade entre os blocos do Currículo Mundial é de 41% para o de Conhecimentos Organizacionais e da Atividade Comercial; 20% para o de tecnologia da informação; 69,44% para os conhecimentos básicos de contabilidade e áreas afins; 44,44% para os conhecimentos gerais, e por fim o de nível optativo avançado de contabilidade e áreas afins correspondendo a 18,18% de semelhança.
Descrição: SOUSA, F. J. S. Análise comparativa entre o currículo do curso de Ciências Contábeis de um (IES) estadual e o currículo mundial. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10566
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Filipe José da Silva Sousa.pdfPDF - Filipe José da Silva Sousa74.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.