Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10570
Título: As contribuições dos enfoques e métodos no atual ensino de língua espanhola
Autor(es): Queiroz, Geovânia Aires de
Palavras-chave: Ensino da língua espanhola
Método Gramática (Tradução)
Projeto de extensão (Espanhol no Campus VI)
Método Direto
Método Audiolingual
Método Comunicativo
Data do documento: 18-Ago-2014
Resumo: Nosso objetivo com este trabalho é fazer uma análise de quatro principais Métodos e Enfoques de ensino de língua estrangeira ao longo da história, sendo eles: Método Gramática-Tradução, Método Direto, Audiolinguístico e Enfoque Comunicativo. Partindo do principio de que cada metodologia de ensino apresenta sua concepção de ensino e aprendizagem, no entanto os três primeiros citados não conseguiram alcançar grandes êxitos por apresentarem falhas no processo de ensino-aprendizagem, e o Enfoque Comunicativo segundo os linguísticos Richards e Rodgers (2003, p. 151) falam que “La enseñanza Comunicativa de la lengua (ECL) marca el comienzo de un gran cambio de paradigma en la enseñanza de idiomas en el siglo XX, un cambio cuyas repercusiones se siguen sintiendo todavía hoy” 1 . Diante disso, faremos uma reflexão sobre as contribuições dos enfoques para as práticas de ensino atual de língua estrangeira, primeiro fazendo um levantamento teórica dos métodos citados e posteriormente observando aulas. Para tanto, teremos como objeto de análise as aulas do projeto de extensão “Espanhol no Campus” desenvolvido no Campus VI, da UEPB no período equivalente há um semestre, subdivididos em unidades temáticas. A interpretação dos dados revelou que há contribuições em grandes quantidades (positivas ou negativas) dos outros métodos no atual ensino de língua espanhola.
Descrição: QUEIROZ, G. A. As contribuições dos enfoques e métodos no atual ensino de língua espanhola. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras / Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10570
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geovânia Aires de Queiroz.pdfPDF - Geovânia Aires de Queiroz132.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.