Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10574
Título: A importância dos jogos lúdicos na Educação Física Escolar
Autor(es): Pereira, Wiractan Nóbrega
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Jogos lúdicos
Ensino - aprendizagem
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal refletir sobre a utilização dos jogos lúdicos como ferramenta pedagógica ao processo de ensino aprendizagem em Educação Física escolar. Os jogos lúdicos no ambiente educativo transformam as atividades, tornando-as atrativas e interessantes, aumentando a motivação dos alunos que se integram ao ambiente educacional, especialmente na Educação Física. Para realizar esse estudo partimos do pressuposto que o desenvolvimento pessoal, social e intelectual do indivíduo, ocorre a partir da apropriação de conhecimentos e dos processos de ensino-aprendizagem, inseridos num contexto sócio-cultural. Por isso, para nosso estudo, privilegiamos o referencial teórico constituído pelas contribuições de Wilson Carmo Júnior, Jocimar Daolio, Suraya Cristina Darido, João Batista Freire e Tizuko Morchida Kishimoto, dentre outros. Investimos em uma pesquisa de caráter qualitativo e a metodologia utilizada para a coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, pela qual apresentamos temas como: Educação Física no contexto escolar, tendência construtivista na Educação Física escolar, corporeidade, motricidade e jogos lúdicos no processo educativo. Por fim, pudemos concluir do estudo que os jogos lúdicos representam uma ferramenta indispensável para a Educação Física nas escolas quanto à promoção de situações de aprendizagem, de acordo com cada contexto e objetivo.
Descrição: PEREIRA, W. N. A importância dos jogos lúdicos na Educação Física Escolar. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10574
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wiractan Nóbrega Pereira.pdfPDF - Wiractan Nóbrega Pereira581.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.