Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10578
Título: Efeitos de um programa de exercício físico na qualidade de vida de uma idosa portadora de Alzheimer
Autor(es): Alves, Amanda Walleny Mota
Palavras-chave: Atividade física
Qualidade de vida
Saúde do idoso
Alzheimer
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa descritiva, e teve por objetivo analisar e discutir os efeitos de um programa de exercício físico na qualidade de vida de uma idosa portadora da Doença de Alzheimer (DA), participante das atividades da Instituição de Idosos Vida Ativa, na cidade de Campina Grande - PB. Foi realizado uma intervenção, que consistiu na aplicação de um Programa de Exercício Físico Generalizado (PEG), durante 10 semanas, distribuídas em 30 sessões com duração de 60 minutos cada. A proposta do PEG incluiu todos os componentes da capacidade funcional (resistência aeróbia, força muscular, coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio corporal), trabalhados de maneira generalizada. Foi realizado uma entrevista semi estruturada com as cuidadoras e um membro da família, responsável legal da idosa. A partir da análise dos depoimentos e dos registros de aulas, foi possível observar que a doença se encontra em estágio intermediário, impedindo na realização das atividades básicas e instrumentais da vida diária, como também afetando a comunicação, memória, e estado de humor da idosa investigada. Diante do exposto, pode-se afirmar que o exercício físico trouxe resultados benéficos à qualidade de vida da participante, nos domínios de saúde física e qualidade do sono. Reforçando a importância de um programa de exercício físico como uma estratégia de proporcionar mais autonomia e independência funcional aos portadores de DA.
Descrição: ALVES, A. W. M. Efeitos de um programa de exercício físico na qualidade de vida de uma idosa portadora de Alzheimer. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10578
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Walleny Mota Alves.pdfPDF - Amanda Walleny Mota Alves413.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.