Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10579
Título: Aptidão funcional e qualidade de vida de idosos sedentários e fisicamente ativos
Autor(es): Silva, José Fagner da
Palavras-chave: Atividade física
Envelhecimento
Saúde do idoso
Qualidade de vida
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: Diante das projeções alarmantes e desafiadoras, o processo de envelhecimento humano traz consigo alterações biológicas, funcionais, psicossociais, políticas e intelectuais. O objetivo do presente estudo foi analisar os níveis de aptidão funcional e qualidade de vida de idosos sedentários e fisicamente ativos na cidade de Campina Grande – PB. Este estudo trata de uma pesquisa de campo, descritiva e transversal. Participaram desta pesquisa 22 idosos, sendo 11 sedentários (SE) e 11 fisicamente ativos (FA), que participam respectivamente da paróquia de Nossa Senhora das Graças e do programa Universidade Aberta no Tempo Livre DEF/CCBS/UEPB. Foram utilizados na pesquisa os instrumentos Whoqol- Bref, para avaliar a Qualidade de vida e para analisar a aptidão funcional foi aplicada a bateria de testes motores da AAHPERD. Tanto no grupo (SE) quanto no (FA) a maior participação foi do sexo feminino, a média de idade foi respectivamente 73 e 72,1 anos. O grupo (SE) faz mais uso de medicamentos e tem mais patologias que os (FA). Quanto ao número de quedas os idosos (SE) apresentaram em média de 2,5 quedas. Foi constatado através do Whoqol-Bref que nos domínios Físico, Psicológico e Meio Ambiente, a Qualidade de vida dos idosos (SE) apresentaram maiores escores em relação aos (FA), apenas no domínio social os (FA) foram superiores. Quanto ao nível de aptidão funcional os idosos (FA) apresentaram melhores índices (médias) nos teste de COO= 6,3 (s), AGIL= 23 (s), RESISFOR= 28,6 (repetições), RAG=513,4 (s), já os idosos (SE) foram melhores apenas no teste de (FLEX)= 60,8 (cm). Os resultados apontam a importância da prática da atividade física sistematiza na aptidão funcional e a importância da elaboração de projetos e programas de incentivo a promoção da saúde, o estilo de vida ativo e proporcionando um envelhecimento bem sucedido.
Descrição: SILVA, J. F. da. Aptidão funcional e qualidade de vida de idosos sedentários e fisicamente ativos. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10579
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Fagner da Silva.pdfPDF - José Fagner da Silva486.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.