Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10590
Título: O ensino de matrizes via resolução de problema: caminhos trilhados pelo professor de matemática e seus alunos do 2° ano do Ensino Médio
Autor(es): Maria José Neves de Amorim Moura
Barbosa, Felipe
Palavras-chave: Resolução de problemas
Ensino de matrizes
Educação matemática
Data do documento: 4-Ago-2014
Resumo: Neste trabalho apresentamos resultados de um estudo vinculado ao curso de Licenciatura Plena em Matemática da (UEPB) – Universidade Estadual da Paraíba – Campus VI Monteiro, o qual discute a Resolução de Problema com o conteúdo de Matrizes. De abordagem qualitativa e caráter interpretativo, os alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade do Congo, Paraíba, compõem o universo desse estudo. Na pesquisa em questão foram ministradas aulas com o conteúdo de matrizes via Resolução de Problemas. Para a realização da mesma nos apoiamos nas ideias de George Polya (1986), As Orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (OCN) (2006), e Onuchic (2004) entre outros. Esse estudo teve como objetivo investigar e ressaltar as possibilidades metodológicas da resolução de Problemas no processo de ensino e aprendizagem de matrizes. Os resultados obtidos demonstraram que os sujeitos inicialmente sentiram dificuldades em resolver as situações problema, mas que as dificuldades foram sanadas com a colaboração dos trabalhos em grupo.
Descrição: BARBOSA, F. O ensino de matrizes via resolução de problema: caminhos trilhados pelo professor de matemática e seus alunos do 2° ano do Ensino Médio. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10590
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Barbosa.pdfPDF - Felipe Barbosa92.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.