Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10593
Título: Os jogos e os números inteiros relativos no 7° ano do Ensino Fundamental: algumas reflexões
Autor(es): Maria José Neves de Amorim Moura
Lino Neto, João
Palavras-chave: Educação matemática
Jogos na matemática
Materiais manipuláveis (Matemática)
Números inteiros
Data do documento: 22-Jul-2014
Resumo: Este trabalho propõe-se analisar o papel dos materiais manipuláveis e dos jogos como recurso didático na aprendizagem dos números inteiros em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. O estudo fundamenta-se nas idéias de Smole (2007), que apresenta os jogos como um recurso que facilita o desenvolvimento do raciocínio, da interação com o meio social; Lorenzato (2006), este define material concreto como qualquer instrumento útil ao processo de ensino-aprendizagem. Turrioni (2004) que defende estes recursos como uma metodologia alternativa no ensino de matemática, Miorim (1998) que apresenta o surgimento da educação matemática e o aprendizado através da investigação e do raciocínio; entre outros. A pesquisa de cunho qualitativo e realizada em campo foi obtida ao longo de vinte dois encontros, que são descritos e analisados ao longo trabalho, com alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual da cidade de São José dos Cordeiros – PB. Como resultados, obtivemos respostas satisfatórias e constatação de êxito na utilização dos recursos apresentados.
Descrição: LINO NETO, J. Os jogos e os números inteiros relativos no 7° ano do Ensino Fundamental: algumas reflexões. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10593
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Lino Neto.pdfPDF - João Lino Neto85.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.