Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10661
Título: Considerações sobre modernidade e meio ambiente em Hannah Arendt e Hans Jonas
Autor(es): Andrade, Dávila Maria da Cruz
Palavras-chave: Filosofia Alemã
Vida Ativa
Trabalho
Condição Humana
Meio Ambiente
Data do documento: 7-Dez-2011
Resumo: Este trabalho visa problematizar a percepção moderna da questão ambiental partindo de uma análise conceitual de Hannah Arendt sobre a atividade humana na era moderna e numa alternativa baseada na ética do futuro de Hans Jonas. Na obra A Condição Humana Arendt classifica a vida ativa do homem em três atividades: o labor - a atividade mais ligada ao ciclo vital (animal laborans), o trabalho - como fabricação de artefatos ou bens relativamente duráveis (homo faber) e a ação, o agir político (actio). A emancipação do labor criou na modernidade uma sociedade de operários e suprimiu a esfera da ação. Como resultado se tem uma ausência reflexiva dessa prática destrutiva. Buscamos em Jonas uma alternativa para a humanidade se defender de seu próprio poder autodestrutivo. O Imperativo da responsabilidade, apresentado por Jonas como uma alternativa à ética antropocêntrica pela ética antropológica recomenda: age de forma que tuas ações presentes não prejudiquem a vida das gerações futuras na Terra, representa uma mudança paradigmática, para tratar da questão ambiental já não bastam as ações e costumes, ou o imperativo ético kantiano, serem medidos pelo bem estar presente. No imperativo da responsabilidade devemos levar em consideração, inclusive os direitos dos que não conhecemos posto, ainda não terem nascido, ao medirmos as regras de bem viver de modo a não prejudicar a existência digna das gerações futuras.
Descrição: Andrade, D. M. da C. Considerações sobre modernidade e meio ambiente em Hannah Arendt e Hans Jonas. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10661
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dávila Maria da Cruz Andrade.pdf691.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.