Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10728
Título: Entre métodos e abordagens de ensino de línguas adicionais: narrativas de uma professora em formação
Autor(es): Aguiar, Luana Aline Amélia de
Palavras-chave: Espanhol-Língua Estrangeira (E-LE)
Método de ensino
Língua Adicional (LA)
Data do documento: 23-Mar-2016
Resumo: Nossa intenção para esta pesquisa parte da preocupação em como abordar os nossos alunos em sala de aula se tratando do ensino de uma língua adicional, neste caso o espanhol. Como professores de línguas e durante nossa vida acadêmica como alunos de graduação buscamos refletir no como ensinar e nos resultados que iremos obter a cada novo desafio, para isso e por isso estudamos, analisamos e buscamos constantemente os métodos e abordagens mais adequados para chegarmos aos alunos. O que leva um professor a ensinar como ensina e a obter os resultados que obtém? Podemos imaginar que seria uma pergunta fácil de responder, entretanto se faz necessária toda uma análise por parte do professor, desde o momento que começou a vivenciar e a conviver no ambiente estudantil, até sua chegada em sala de aula. É necessário que o docente saiba utilizar métodos de ensino que sejam eficazes para seus alunos, mas será que apenas um método é suficiente para uma sala de aula? Existe o melhor método para se trabalhar com alunos que estão aprendendo uma língua adicional? Um profissional da educação em sua sala deve sempre planejar a aula da maneira que lhe convém? Ou ainda, do modo que já está acostumado e do jeito que aprendeu enquanto estudante? O objetivo deste estudo é narrar nosso trajeto investigativo na busca pela compreensão a respeito destes aspectos, queremos, pois, a partir dessas inquietações, despertar em cada um a necessidade de estarmos em constante reflexão, nos analisando enquanto alunos, para que nossa prática docente obtenha significado genuíno e tenhamos uma filosofia de trabalho, um ideal, e não sejamos apenas meros repetidores de signos linguísticos, baseamo-nos assim em conceitos de Almeida filho (1998), Sánchez Perez (1997) Leffa (1988), Richards e Rodger (1998) entre outros.
Descrição: AGUIAR, L. A. A. Entre métodos e abordagens de ensino de línguas adicionais: narrativas de uma professora em formação. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10728
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Aline Amélia de Aguiar.pdfPDF - Luana Aline Amélia de Aguiar116.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.