Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10732
Título: Hipertensão arterial e indicadores antropométricos de gordura em servidores de uma universidade pública
Autor(es): Albuquerque, Thayane Érika
Palavras-chave: Hipertensão arterial
Obesidade
Indicadores antropométricos
Data do documento: 9-Mai-2016
Resumo: A hipertensão arterial é caracterizada no Brasil e no mundo como problema de saúde pública. É fator predisponente para doenças cardiovasculares, aumentando de forma progressiva com a idade e, como fator de risco para elevação da pressão arterial, o excesso de peso está diretamente associado à hipertensão. O presente estudo objetivou investigar a associação entre hipertensão arterial e indicadores antropométricos de gordura corporal e abdominal em servidores de uma universidade pública da Paraíba. O estudocom abordagem quantitativa descritiva foi desenvolvida em uma instituição de ensino superior do município de Campina Grande, Paraíba, no primeiro semestre de 2016. O presente estudo foi realizado com 72 servidores públicos, sendo avaliadas a prevalência de hipertensão arterial e a associação com indicadores antropométricos Circunferência Abdominal (CA), Razão Cintura Quadril (RCQ) e Razão Cintura Estatura (RCE). Os achados deste estudo demonstraram que 54,16% da amostra era constituída por uma população adulta com idades entre 41 a 59 anos, 50% da população era casados e que se encontravam envolvidos em alguma atividade física. Observou-se que 37,5% das pessoas eram hipertensas, uma quantidade considerável, destacando-se o sexo masculino com mais predisposição a hipertensão. Os indicadores antropométricos apresentaram associação com a hipertensão arterial, sendo que no sexo feminino o índice que mostrou maior predisposição foi a Circunferência Abdominal (RCQ), enquanto no sexo masculino o indicador que mais se associou a hipertensão arterial foi a Razão Cintura Estatura (RCE).
Descrição: ALBUQUERQUE, T. É. Hipertensão arterial e indicadores antropométricos de gordura em servidores de uma universidade pública. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10732
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayane Érika Albuquerque.pdfPDF - Thayane Érika Albuquerque686.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.