Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10775
Título: Deficiência visual: Histórias de vida sobre a busca de sentido
Autor(es): Guedes, Camila Patrício
Palavras-chave: Logoterapia
Sentido da vida
Deficiência visual
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: Esta pesquisa qualitativa descritiva tem como problemática central a perda da visão e o encontro do sentido da vida. Sabe-se que a pessoa que perde a visão quando jovem ou adulta tem de defrontar-se com o trauma psicológico da perda e a busca de novas possibilidades de adaptação. Neste contexto, buscamos compreender como pessoas que nasceram videntes e perderam a visão, encontraram sentido para suas vidas. Para tanto, foi realizado um estudo com uma amostra não aleatória composta por sete sujeitos maiores de 18 anos, com ausência total da visão, vinculados ao Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste de Campina Grande – PB. Para a coleta de informações foi utilizada entrevista semi estruturada, gravada em áudio. Como base teórica e epistemológica elencamos a Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Emil Frankl, que afirma ser possível transformar o sofrimento numa conquista e numa realização humana. Para este autor, a vida traz sempre uma possibilidade de sentido, mesmo nas situações mais adversas. Os resultados obtidos a partir dos depoimentos das pessoas entrevistadas, apontaram para a superação da perda da visão, através da auto transcendência, alcançada na vivência de valores criativos, experienciais e de atitude e, para o encontro do sentido da vida, apesar das dificuldades impostas pela deficiência visual. De diferentes maneiras, a busca pelo re-significado da vida foi verificada nos relatos destas pessoas, que vivenciaram o processo de perda da visão.
Descrição: GUEDES, C. P. Deficiência visual: Histórias de vida sobre a busca de sentido. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10775
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Patrício Guedes.pdfPDF - Camila Patrício Guedes682.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.