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dc.contributor.authorSilva, Laís Salustiano da-
dc.date.accessioned2016-07-21T20:38:15Z-
dc.date.available2016-07-21T20:38:15Z-
dc.date.issued2015-07-10-
dc.identifier.otherCDD 371.912-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10777-
dc.descriptionSILVA, L. S. da. Identificação de demandas de atuação do psicólogo escolar/educacional na educação de surdos. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa teve como objetivo fundamental identificar demandas e propor possíveis intervenções do Psicólogo Educacional/Escolar em um contexto de educação de surdos, partindo do princípio de que tal como a escola regular dita “normal”, a escola denominada “especial” é constituinte de processos educativos, possuindo, portanto, também demandas de caráter psicossocial. Destacam-se como principais concepções de surdez, o modelo clínico-terapêutico, entendendo o surdo como um deficiente auditivo e, consequentemente, um ser passivo e limitado diante de sua condição biológica e o modelo socioantropológico, compreendendo o surdo como um sujeito ativo e potente, capaz de, mediante a aquisição de uma língua sistemática de sinais e por meio da interação com seus pares, superar limites biológicos, constituindo-se cultural, social e politicamente. Para alcançar os objetivos desta pesquisa, visitou-se a Escola de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima (EDAC), em Campina Grande – PB, também conhecida como escola de surdos. A EDAC promove o ensino de crianças, jovens e adultos com grau de surdez variando de leve a profundo. Ela constitui-se, em termos de ensino, desde o Fundamental até o Ensino Médio, além do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: entrevistas, observação assistemática e diários de campo. Entre as demandas identificadas, destaca-se a questão da sexualidade, da profissionalização e das relações sócio-afetivas entre professores e alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Livânia Beltrão Tavarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleIdentificação de demandas de atuação do psicólogo escolar/educacional na educação de surdospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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