Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1078
Título: Uma breve análise da disciplina de geografia no currículo escolar referente ao 1º ano do ensino médio na modalidade EJA
Autor(es): Silva, Joice Romão da
Palavras-chave: Geografia - ensino
Educação de Jovens e Adultos
Currículo
Data do documento: 16-Jul-2013
Resumo: Este trabalho tem como o objetivo analisar os conteúdos de geografia no currículo escolar referente ao 1º Ano do ensino médio e na modalidade EJA no município de Guarabira-PB. Este estudo foi construído como trabalho para a conclusão do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, campus III GUARABIRA-PB. No decorrer da história da construção de uma educação formal brasileira houve grandes mudanças no sistema e consequentemente em documentos que serviam como referências para as escolas e professores da educação básica. Mudanças no currículo contribuíram para valorizar alguns aspectos como também causar danos à formação de toda uma geração de estudantes. Como exemplo a criação da disciplina de Estudos Sociais que concentrou as disciplinas de Historia e Geografia nas salas de aula. O objetivo especifico desse artigo é analisar diferenças e semelhanças entre os conteúdos da disciplina de Geografia trabalhados no ensino médio e na modalidade EJA, entendendo as diferenças existentes entre os níveis e verificando se há adequações para cada dinâmica. Para isso realizamos visitas na Gerencia Regional de Ensino, coleta de documentos e analise dos mesmos, juntamente com a pesquisa bibliográfica que foi fundamentada em (ALMEIDA, 2010); (CARNEIRO,2004); (CAVALCANTE,2006); (MOREIRA,1990); entre outros. Constatouse durante a análise de ambos currículos que, há uma preocupação maior no planejamento e escolha dos conteúdos não só de geografia, mas de todas as outras disciplinas a serem ministrados na EJA, devido ao curto período de tempo e perfil do aluno. Em síntese para ambas modalidades é importante, e se faz necessário um currículo dinâmico que não se limite apenas em organizar conteúdos, mas que se aprimore a partir de novas experiências escolares, onde se transforme fatos do cotidiano escolar em novos conceitos de currículo a fim de contribuir para uma educação melhor e inovadora.
Descrição: SILVA, J. R. da. Uma breve análise da disciplina de geografia no currículo escolar referente ao 1º ano do ensino médio na modalidade EJA. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1078
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joice Romão da Silva.pdfJoice Romão da Silva460.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.