Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10815
Título: Entre a violência e o erotismo: uma análise comparativa das obras Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca e Trilogia Suja de Havana, de Pedro Juan Gutiérrez.
Autor(es): Lima, Simone de
Palavras-chave: Gênero ficção
Realismo representativo
Pesquisa literária
Pedro Juan Gutiérrez
Violência e Erotismo
Rubem Fonseca
Data do documento: 23-Dez-2015
Resumo: O presente trabalho aspirou comparar alguns aspectos de similaridades/diferenças das obras Trilogia Suja de Havana (2008), do escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez com fragmentos da obra Feliz Ano Novo (2012) escrita pelo brasileiro Rubem Fonseca. A intenção é a de detectar nessas obras, pontos nos quais se apresentem elementos de ficcionalização da violência e do erotismo na narrativa de ambos os escritores. Recorremos ao suporte teórico de autores como Bataille (1987), Otavio Paz (1994), Pelligrini (1993), Candido (1989), Schøllhamer (2002) e Afranio Coutinho (1987). Busca-se identificar algumas características do estilo literário dos escritores, definido como novo realismo ou ainda realismo representativo, levando em consideração que tanto Rubem Fonseca quanto Pedro Juan Gutiérrez utilizam-sedo que poderíamos chamar de ―narrativa marginal‖, já que fazem uso recorrente da violência e do apelo ao erotismo nas respectivas obras. Pode-se, então, afirmar que as similaridades/diferenças entre as obras estão relacionadas como uso da violência mesclada a um erotismo cru que mantêm o desejo de fruição por parte do leitor.
Descrição: LIMA, S. Entre a violência e o erotismo: uma análise comparativa das obras Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca e Trilogia Suja de Havana, de Pedro Juan Gutiérrez. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Letras/Espanhol )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10815
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone de Lima.pdfPDF - Simone de Lima76.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.