Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10831
Título: Inclusão, educação infantil e formação de professores
Autor(es): Pereira, Francileide Bezerra da Silva
Palavras-chave: Inclusão
Formação docente
Educação
Data do documento: 2015
Resumo: A Inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais vem sendo um tema muito discutido nos dias atuais, principalmente desde a Educação Infantil. A formação dos professores muito pode ajudar para que esta inserção realmente aconteça. Desta forma, este trabalho assume a perspectiva de que a educação inclusiva aconteça desde a educação infantil, no sentido do investimento na formação de professores. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo identificar como o professor vem contemplando em sua prática pedagógica a inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais.O foco principal desta pesquisa é: Como a formação dos professores de educação infantil pode contribuir com a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Para tanto contemplamos no corpo do trabalho: A Contextualização da Educação Infantil no Brasil, embasada em autores como: Pinto (1997), Rizzo (2003), Kramer (1984), Didonet (2001) e outros. No segundo momento abordamos sobre um breve histórico da Educação Infantil de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais, com bases teóricas em: Marques (1992), Nogueira (2001), Mader (1997), Mazzotta (2001). Num terceiro momento foi abordada a formação do professor e as crianças com necessidades educacionais especiais, com embasamento teórico em: Mantoan (2006), Rodrigues (1993), Gomes (2009). Adotou-se como metodologia uma abordagem quanti-qualitativa, buscando na literatura pertinente documentos que ajudem a compreender a questão levantada na problemática do tema em estudo. A técnica para coleta de dados foi o questionário, com questões objetivas. Nesta pesquisa foi possível constatar, como é urgente a construção de uma escola para todos, que a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na educação infantil, não vem sendo fácil. É um caminho que vem sendo percorrido, mas ainda há muito que progredir. A formação do professor é primordial para a busca incessante da democracia e o acesso á diversidade. Trabalhar com a Educação Inclusiva delega ao professor a tarefa de ajudar as crianças a enfrentar os seus maiores desafios, que é o preconceito bastante visível no meio social e educacional. Podê-se concluir que a implantação da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais desde a Educação Infantil, requer o preparo das escolas e professores.
Descrição: PEREIRA, F. B. da S. Inclusão, educação infantil e formação de professores. 2015. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10831
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francileide Bezerra da Silva Pereira.pdfFrancileide Bezerra da Silva Pereira695.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.