Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10833
Título: O uso das novas tecnologias nas escolas públicas do município de Gurinhém-PB
Autor(es): Rodrigues, Severino Ivanoe
Palavras-chave: Tecnologia
Sociedade
Educação
Professor
Data do documento: 2015
Resumo: Com o uso das tecnologias presentes na educação constata-se novas formas de ensino que buscam melhorias imediatas no processo ensino-aprendizagem. No entanto, não é de hoje que estudiosos falam sobre esse assunto em meio à educação. Com o avanço acelerado da globalização as tecnologias passaram a ser inseridas em nosso cotidiano e muitas informações chegam com maior intensidade através das redes conectadas ao computador. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo principal identificar o uso que os professores fazem dos recursos tecnológicos em sua prática pedagógica dentro e fora sala de aula. Inicialmente, apresentamos as concepções de alguns teóricos que focam sobre as contribuições das TIC’s presentes na educação, tais como: Moran (2009); Belloni (2005); Almeida (2008); Lévy (2010); Kensky (2006), Sampaio e Leite (2002); dentre outros. Em um segundo momento, caminhamos pela história da educação, buscando identificar como as Tecnologias da Informação e Comunicação, vêm sendo percebida socialmente e culturalmente em meio à educação, tendo como embasamento teórico os autores que tratam da temática já citados a cima. Num terceiro momento, com o intuito de complementar de forma mais consistente este trabalho, foi realizado um estudo de caso seguido de uma abordagem qualitativa nas Escolas Municipais Serafina Ribeiro e Flaviano Ribeiro, ambas localizadas na zona urbana do Município de Gurinhém/PB, onde foram levantados dados sobre a temática através de questionários aplicados aos professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, das referidas escolas. Dessa forma, ressaltamos que os resultados desta pesquisa, revelaram a necessidade dos professores em ter uma formação específica para o manuseio das TIC’s. Formação esta, que possam contribuir em suas ações pedagógicas no seu cotidiano. Em suma, é necessário explicar que este trabalho não se furtou apenas a enfocar o uso das tecnologias no domínio de disciplinas e conteúdos. Mas, sobretudo, procurou refletir sobre suas reais contribuições para o processo ensino-aprendizagem e na formação de professores, como também na busca de novos paradigmas que possibilitem aos docentes, uma nova releitura de suas práticas em sala de aula.
Descrição: RODRIGUES, S. I. O uso das novas tecnologias nas escolas públicas do município de Gurinhém-PB. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10833
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino Ivanoe Rodrigues.pdfSeverino Ivanoe Rodrigues1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.