Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10853
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aquino, Vanessa dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-26T20:51:24Z | - |
dc.date.available | 2016-07-26T20:51:24Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10853 | - |
dc.description | AQUINO, V. dos S. A contribuição do lúdico para o processo de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O lúdico é uma ferramenta de grande importância para o processo de formação do indivíduo, já que a brincadeira abre caminhos para uma aprendizagem significativa e prazerosa. Evidentemente que para a construção de novos conhecimentos, a criança necessita de estímulo e motivação, principalmente na primeira fase do fundamental, período este, em que ela está descobrindo o mundo da leitura e da escrita. Pensando nisso, o presente artigo tem como finalidade tratar da contribuição dos jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, de modo reflexivo, tendo em vista que a ludicidade favorece o desenvolvimento cognitivo, emocional, cultural e social e, portanto, não pode ser considerado um simples passatempo ou diversão, mas sim um recurso essencial para o progresso educacional. A base desta pesquisa fundamenta-se nas teorias de alguns estudiosos Almeida (1995e 2000), Winnicott (1999), Kishimoto (1994, 2000 e 2003), Rau (2007), Antunes (2003), Ronca (1989), a Constituição Federal (1988), RCNEI (1988),Vigotsky (1979, 1989 e 1991), entre outros. Caberá, portanto, ao docente criar estratégias e situações que favoreçam a construção saberes através dos jogos e brincadeiras, onde as crianças interagem e desenvolve sua potencialidade em diversos ângulos do conhecimento. Mas para isso é preciso que a comunidade escolar e família caminhem em parceria e que os educadores acreditem na efetiva contribuição da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem dos educandos, para que assim desenvolva melhor sua prática pedagógica em sala de aula, fazendo sempre uso desses recursos educacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Azemar dos Santos Soares Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A contribuição do lúdico para o processo de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vanessa dos Santos Aquino.pdf | Vanessa dos Santos Aquino | 943.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.