Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10878
Título: Qual a principal dificuldade enfrentada, com a implantação do SPED, na gestão das empresas comerciais no município de Sumé-PB
Autor(es): Matos, José Ivanildo Pereira
Palavras-chave: Escrituração Fiscal Digital (EFD)
Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
Escrituração Contábil Digital
Contabilidade e Tecnologia da informação
Nota Fiscal Eletrônica (NF- e)
Data do documento: 17-Jul-2014
Resumo: A Tecnologia da Informação potencializa ações voltadas para a automatização e informatização de processos e procedimentos, fundamentalmente a Gestão da Informação; através de uma adequada infra-estrutura de hardware, software, e Sistemas de Informação (SI) capazes de atender as demandas. Nos últimos quatro anos, observa-se a implantação de processos de tecnologia digital e de informação no país; no caso do Fisco, observa-se a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), o qual integra a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a Escrituração Contábil Digital, a Escrituração Fiscal Digital e a Sincronização de Cadastros, no sentido de melhor responder às necessidades atuais tornando o sistema mais ágil, simplificado e eficaz. Este trabalho trata-se de um estudo de caso, realizado no município de Sumé-PB, no período de setembro a novembro de 2013, com o objetivo de destacar as mudanças advindas após a implantação do SPED, enfatizando vantagens, desvantagens e dificuldades na sua execução. Diante deste quadro de transformações, o presente trabalho qualitativo descritivo, tem como proposta o estudo dos impactos sofridos por empresas comercias no município de Sumé-PB, quando da implantação do Sistema de Escrituração Digital, discute inicialmente temas correlacionados a área em específico, e apresenta uma análise dos resultados da pesquisa realizada e traz ao término considerações relacionadas à visão das empresas.
Descrição: MATOS, J. I. P. Qual a principal dificuldade enfrentada, com a implantação do SPED, na gestão das empresas comerciais no município de Sumé-PB. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10878
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ivanildo Pereira Matos.pdfPDF - José Ivanildo Pereira Matos84.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.