Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGilmara Gomes Meirapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Alcione Gregório de-
dc.date.accessioned2016-07-28T21:17:54Z-
dc.date.available2016-07-28T21:17:54Z-
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10885-
dc.descriptionSOUZA, A. G. Modelagem matemática: um olhar de professores de matemática sobre a aplicação deste método em sala de aula. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar como a Modelagem matemática está inserida na metodologia de ensino de quatro professores da rede pública de ensino, nos níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio, de três escolas do Cariri paraibano. Nosso corpus consistiu em analisarmos as respostas dadas por estes professores a um questionário escrito composto por 16 questões: oito objetivas e oito subjetivas. Nosso intuito com este questionário era percebermos a opinião de professores sobre a utilização da Modelagem Matemática como metodologia de ensino. O enquadre teórico para esta análise se baseia em Bassanezi (2002), D’Ambrosio (1986), Biembengut (1999), Biembengut e Hein (2000), entre outros, os quais abordam a Modelagem Matemática como meio facilitador para o ensino aprendizagem, oportunizando aos alunos a pesquisar e transformar situações do cotidiano em problemas matemáticos. Com os resultados das análises observamos que os professores entrevistados têm buscado aperfeiçoamentos relacionados à área de atuação que exercem. Com isso têm colocando em prática novos métodos de ensino, como a modelagem matemática, que apesar de existir a algumas décadas, vem se destacando e satisfazendo professores e alunos com resultados obtidos em sala de aula. Apesar das dificuldades encontradas para adequar esse método ao cronograma escolar os professores pesquisados faz a aplicação da modelagem matemática, mesmo que esporadicamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipGilmara Gomes Meirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.titleModelagem matemática: um olhar de professores de matemática sobre a aplicação deste método em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alcione Gregório de Souza.pdfPDF - Alcione Gregório de Souza101.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.