Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10893
Título: A relevância do resultado abrangente frente ao lucro corrente e seus componentes para o mercado de capitais brasileiro
Autor(es): Oliveira, Ellen Caroline Mendes de
Palavras-chave: Abordagem Value relevance
Demonstração do Resultado Abrangente (DRA)
Lucro líquido
Lucro abrangente
Data do documento: 18-Dez-2012
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a relevância do resultado abrangente frente ao lucro corrente e seus componentes para predizer o fluxo de caixa operacional futuro e estimar o retorno das ações de companhias abertas brasileiras. A análise para se verificar o poder preditivo do resultado abrangente e do lucro em relação ao fluxo de caixa operacional foi realizada adaptando a metodologia utilizada por Barth, Cram e Nelson (2001) e, para analisar se os retornos das ações são mais bem explicados pelo lucro líquido ou outros resultados abrangentes, foi utilizada uma adaptação da metodologia de Bartov, Goldberg e Kim (2001). A pesquisa empírica é desenvolvida através das Demonstrações do Resultado do Exercício e das Demonstrações do Resultado Abrangente que são publicadas por companhias abertas com ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA), no período que compreendeu os três primeiros trimestres de 2010 e 2011 e o primeiro trimestre de 2012. As análises são realizadas utilizando dados em painel, com a especificação POLS. As evidências indicaram que o Lucro Líquido e seus componentes, Accruals e Fluxo de Caixa Operacional são valores relevantes para explicação do retorno das ações das empresas. Por outro lado, no que se refere à explicação do retorno das ações, o Resultado Abrangente e seus componentes, Lucro Líquido e Outros Resultados Abrangentes não apresentaram evidências de serem valores relevantes. Adicionalmente, as evidências indicam que o Lucro Líquido e seus componentes são valores relevantes para explicação do fluxo de caixa operacional futuro. Entretanto, no que se refere à predição do fluxo de caixa operacional futuro, o Resultado Abrangente e seus componentes não apresentaram evidências de serem valores relevantes para o mercado de capitais brasileiro, representado pelas empresas da amostra. Os resultados apontaram que a Demonstração do Resultado Abrangente não fornece informações relevantes adicionais àquelas já fornecidas pelo lucro na explicação do retorno das ações e na predição de fluxos de caixas futuros, mostrando assim não contribuir para a melhoria do conteúdo informativo da Contabilidade, ao menos no período analisado, com as empresas analisadas e com os métodos utilizados.
Descrição: OLIVEIRA, E. C. M. A relevância do resultado abrangente frente ao lucro corrente e seus componentes para o mercado de capitais brasileiro. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10893
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ellen Caroline Mendes de Oliveira.pdfPDF - Ellen Caroline Mendes de Oliveira115.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.