Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10931
Título: Funções: Sua importância no estudo das derivadas
Autor(es): Silva, Alécio Soares
Palavras-chave: Funções
Limites
Educação Matemática
Matemática
Data do documento: 1-Jun-2016
Resumo: Neste trabalho considera-se o uso da operação de diferenciação, como uma ferramenta que potencializa o cálculo de áreas máximas em problemas geométricos, com o intuito de utilizá- la de forma contextualizada. Para atingir o objetivo de potencializar o ensino de funções, busca-se atingir um estudo sobre aplicação da operação de diferenciação de alguns tipos d e funções, para calcular valores máximos e mínimos da imagem delas. Faz-se aqui uma abordagem sobre a história do cálculo diferencial e integral. Em seguida uma abordagem ao conteúdo de função, explorando alguns tipos de funções, bem como, trata-se a ideia de limite de uma função, algumas de suas propriedades, logo após define-se a operação de diferenciação, alguns teoremas, e por fim, foi feita uma aplicação da operação de diferenciação, no cálculo de valores maximizados ou minimizados em problemas geométricos, concluindo então com uma proposta de estudo com foco em aplicar a operação de diferenciação no cálculo de grandezas maximizadas. Atingindo uma abordagem interessante, principalmente para a prática em sala de aula do professor, dando para ele visão macroscópica sobre o tema.
Descrição: SILVA, A. S. Funções: Sua importância no estudo das derivadas. 2016. 62f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10931
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alécio Soares Silva.pdfPDF - Alécio Soares Silva1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.