Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10942
Título: A música em sala de aula: experiências didáticas do PIBID - Subprojeto de Pedagogia
Autor(es): Silva, Josivânia Bezerra da
Palavras-chave: PIBID
Prática pedagógica
Formação de professores
Música
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar e discutir experiências pedagógicas acerca da utilização de uma proposta lúdico-pedagógica e visa refletir sobre a importância da música em sala de aula, introduzindo-a como um recurso didático inovador de ensino aprendizagem da criança. As referidas experiências foram obtidas por meio da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB Câmpus III, Subprojeto de Pedagogia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro - Guarabira-PB. Serão destacadas as experiências desenvolvidas em uma turma do 5°ano na referida escola, experiências que tinham por objetivo favorecer a articulação entre a pesquisa e o ensino e fundamentar e fortalecer a prática docente em toda a sua amplitude, estabelecendo relações entre os saberes teóricos e as práticas por meio da interação entre a escola de educação básica e os graduandos das licenciaturas. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos ao longo da execução do Projeto Pluralidade Cultural, desenvolvido na referida escola: pesquisa de campo, bibliográfica e relatos de experiência. Para fundamentação teórica foram consultados autores tais como: MEC (1996), FREIRE (1996) e (2005), FERREIRA (2002), MACHADO (2008), VASCONCELLOS (1992) e THIOLLENT (1998) entre outros. Vale salientar que as experiências vivenciadas a partir do Subprojeto de Pedagogia contribuíram, efetivamente, na ação pedagógica profissional dos sujeitos envolvidos com o mesmo, pois proporcionam um contato direto com a docência e seu entorno.
Descrição: SILVA, J. B. da. A música em sala de aula: experiências didáticas do PIBID - Subprojeto de Pedagogia. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10942
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josivânia Bezerra da Silva.pdfJosivânia Bezerra da Silva365.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.