Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10953
Título: Entrelaçando polifonia, dialogismo e interdiscurso nas canções de Chico Buarque
Autor(es): Cardoso, Severino Pontes
Palavras-chave: Discurso
Polifonia
Dialogismo
Interdiscurso
Data do documento: 2016
Resumo: Neste artigo, propomos analisar as várias vozes, como também os valores socialmente cristalizados denunciados no discurso das canções de Chico Buarque intituladas "Geni e o Zepelim" e "Minha História". Selecionamos essas canções por serem de um grande compositor brasileiro e apresentarem forte ação teológica, com ênfase no poder e hipocrisia da sociedade. Para a análise, optamos pelo aporte teórico da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD), cujos principais autores são Pêcheux (1997), Orlandi (1999), Brandão (2004), Fiorin (2000), entre outros. Um outro autor que nos baseamos foi Mikhail Bakhtin (2008), do qual mobilizamos o conceito de Polifonia, caracterizada como as várias vozes de diversos pontos de vista, vindo de diferentes classes sociais, etnias e culturas, o de Dialogismo, em que o discurso se constrói entre pelo menos dois interlocutores com duas ou mais visões sobre o enunciado e sob a visão da AD, trouxemos para nossa pesquisa o Interdicurso, que aborda a incorporação de elementos preexistentes para se construir o enunciado. Esses elementos caracterizaram a análise desse trabalho. Com essa análise, conseguimos realizar uma leitura sobre a importância histórica da canção enquanto prática discursiva no período ditatorial e como denunciadora de um poder que legitima a dominação masculina em nossa sociedade em que a figura feminina é passiva, e seu objetivo é dar prazer ao sexo masculino. Verificamos, também, o predomínio da fé cristã, pois o discurso das canções recorre a passagens bíblicas. Nesse sentido, acreditamos ser possível, por meio da arte, da música e da compreensão leitora expor parte da consciência coletiva de uma sociedade e a compreensão de sujeito, poder e religião.
Descrição: CARDOSO, S. P. Entrelaçando polifonia, dialogismo e interdiscurso nas canções de Chico Buarque. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10953
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino Pontes Cardoso.pdfSeverino Pontes Cardoso614.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.