Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10990
Título: Restrição constitucional a legibilidade de militares no Brasil
Autor(es): Araújo, Antonio Roberto de
Palavras-chave: Elegibilidade
Princípios Fundamentais
Direito Constitucional
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho faz um estudo da elegibilidade constitucional de militares no Brasil, enfatizando as restrições sofridas pelas classes militares no que diz respeito a elegibilidade. A matéria da elegibilidade dos militares está prevista nos incisos I e II do § 8º, do art. 14, da Constituição Federal de 1988, mas há também dispositivos pertinentes, dispersos em outros artigos da Carta Maior. O constituinte originário optou pelo caminho da limitação dos direitos políticos aos militares, quando impôs certo tempo de serviço, para que estes pudessem se candidatar a mandato eletivo, sem serem excluídos do serviço ativo. A elegibilidade é um desdobramento do princípio da cidadania, e como tal, faz-se necessário alcançar todos segmentos sociais, incluindo os militares. Além do mais não poderíamos, em pleno estado de direito, admitirmos que direitos concernentes ao exercício da cidadania fossem garroteados. Para justificar as razões pelas quais os militares herdaram estas restrições na Constituição de 1988, foi preciso fazermos um histórico das constituições anteriores até chegar na atual. Por fim, trouxemos o problema da interpretação menos benéfica para os militares do inciso I, do § 8º, do art. 14, da CF/88.
Descrição: ARAÚJO, Antonio Roberto de. Restrição constitucional a legibilidade de militares no Brasil. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10990
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Roberto de Araújo.pdfAntonio Roberto de Araújo2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.