Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11036
Título: A visão dos estudantes de Licenciatura em Física acerca da profissão de professor e dos saberes necessários para sua formação
Autor(es): Alves, Maria Rejane Santino
Palavras-chave: Formação docente
Saberes docentes
Licenciatura em Física
Abordagem problematizadora
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: O presente artigo faz uma reflexão sobre a formação e os saberes docentes. Considerando o processo de identificação e de atuação desse profissional na sociedade atual. Nesse sentido, este trabalho se fundamenta a partir dos seguintes questionamentos: Será que os estudantes, egressos da educação básica e ingressantes no curso de Licenciatura em Física tem clareza do que é ser professor e o que eles precisam construir enquanto saberes para atender as exigências dessa profissão? Nessa perspectiva, apresentamos os primeiros resultados de uma pesquisa exploratória com estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba acerca da visão apresentada por estes sobre a profissão de professor e dos saberes necessários para sua formação. Quando se propõe pensar a pratica docente Perrenoud (1993), defende que o processo reflexivo entendido como característica do fazer docente, logo se aproxima mesmo da identidade profissional. A pesquisa foi realizada com a aplicação de questionários nas turmas do 1° ao 8° semestre do turno manhã da Universidade Estadual da Paraíba.
Descrição: ALVES, M. R. S. A visão dos estudantes de Licenciatura em Física acerca da profissão de professor e dos saberes necessários para sua formação. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11036
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Rejane Santino Alves.pdfPDF - Maria Rejane Santino Alves500.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.