Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11053
Título: Absenteísmo escolar em crianças associado a problemas de saúde oral
Autor(es): Neves, Érick Tássio Barbosa
Palavras-chave: Absenteísmo
Escolares
Pré-escolar
Cárie dentária
Saúde bucal
Data do documento: 14-Mai-2015
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência e os fatores associados ao absenteísmo escolar devido às condições de saúde bucal em uma amostra representativa de crianças em idade pré-escolar. Um estudo transversal foi realizado com 836 crianças entre 3-5 anos aleatoriamente selecionadas a partir de pré-escolas públicas e privadas de Campina Grande, Brasil. Os pais/ cuidadores responderam a versão brasileira do “Early Childhood Oral Health Impact Scale - ECOHIS”. O item "faltou à pré-escola, creche ou escola" foi a variável dependente. Um questionário abordando variáveis sócio-demográficas (sexo e idade da criança, escolaridade materna e renda familiar), também foi aplicado. Os exames clínicos para cárie dentária, traumas dentários (TD) e má oclusão foram realizados por três dentistas previamente calibrados (Kappa: 0,85-0,90). Estatísticas analíticas e descritivas foram realizadas, seguidas de regressão logística para amostras complexas (α = 5%). A prevalência de absenteísmo escolar devido às condições de saúde bucal foi de 8,4%. A maioria das crianças tinha lesões cavitadas (47,9%) e cerca de um terço tinha TD (33,7%) e má oclusão (34,8%), a única variável que se manteve associada ao absentismo escolar no modelo final foram as lesões cavitadas de cárie (p = 0,012; OR = 2,872; IC 95% = 1,266-6,514). A prevalência de absenteísmo escolar devido às condições de saúde bucal foi baixa e foi associada à presença de lesões cavitadas.
Descrição: NEVES, É. T. B. Absenteísmo escolar em crianças associado a problemas de saúde oral. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11053
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érick Tássio Barbosa Neves.pdfPDF - Érick Tássio Barbosa Neves1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.