Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11064
Título: A racionalização da desonestidade
Autor(es): Vicente, Ruan Nunes
Palavras-chave: Desonestidade
Sociologia
Direito
MOSCR
Data do documento: 2016
Resumo: Este artigo é um produto extraído do estudo científico da prática da desonestidade à luz da racionalidade sob uma visão jurídico-sociológica. Tem como objetivo a analise crítica do comportamento humano em razão da desonestidade como prática racional, visando desvendar e apresentar o Modelo Simples do Crime Racional – MOSCR, compreender seus pontos falhos e ampliar o estudo para outras fontes. Quanto à metodologia, no que se refere a sua classificação, a pesquisa pode ser traduzida, quanto a sua natureza, como pesquisa básica no desvendar de novos conhecimentos para o avanço da ciência; quanto à forma de abordagem, revela-se uma pesquisa qualitativa, pois busca analisar seus dados indutivamente; quanto ao ponto de vista dos objetivos, entende-se por pesquisa explicativa, por buscar os fatores que determinem o surgimento do fenômeno da desonestidade; e, quanto aos procedimentos técnicos, vê-se por uma pesquisa bibliografia, elaborada a partir de material já publicado com aplicação de variáveis ao objeto do estudo. Os resultados e conclusões obtidas podem ser sintetizados pelos fatores incitantes à desonestidade, a Margem de Manobra, o Conflito de Interesses, o Desgaste, o Efeito Dominó, e o Poder do Exemplo, além dos já estudados pelo MOSCR.
Descrição: VICENTE, R. N. A racionalização da desonestidade. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11064
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ruan Nunes Vicente.pdfRuan Nunes Vicente962.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.